A novo BSA Gold Star 650 está a caminho de Portugal!
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HISTÓRIA DA BSA

NOSSO LEGADO

LIBERTAÇÃO DESDE 1903

A Birmingham Small Arms Company Ltd (BSA) foi fundada em 1861 como fabricante de armas de fogo e apenas 2 anos depois uma fábrica completa foi estabelecida em Small Heat em 25 acres. Ao longo de sua história, esteve envolvida na produção de armas, bicicletas, automóveis, motores de aeronaves ou produção de engenharia. A divisão de motas foi fundada em 1903 junto com a divisão de bicicletas.

A PRIMEIRA MOTa BSA

1910
A primeira mota BSA foi apresentada em 1910 em Londres no Olympia Show. O motor monocilíndrico produzia 3,5 cavalos de potência e foi colocado à venda um ano depois. O primeiro modelo foi um grande sucesso comercial e sua produção ficou esgotada durante três anos.

A GRANDE GUERRA

1914-1918
Além de motas, a BSA produziu 1,5 milhão de rifles, 145 mil metralhadoras Lewis, a primeira bicicleta dobrável do mundo, ferramentas, medidores, componentes de aviação, munições e outros materiais auxiliares para a "Grande Guerra".

Além disso, a marca aventurou-se na produção de automóveis de passageiros e veículos comerciais fabricados pela Daimler, que a BSA comprou em 1910.

OS ANOS DO PÓS-GUERRA

1920-1926
Pouco depois da guerra, a BSA voltou totalmente à produção de motas, mas também à expansão do portfólio. Em 1920, a BSA comprou uma participação na companhia aérea Airco, que produziu muitas aeronaves importantes durante a guerra. A BSA nunca entrou na aviação propriamente dita, mas sim no automobilismo com seu novo motor de dois cilindros, ao qual logo adicionou um de quatro cilindros.

O cilindro duplo de 770 cc apareceu em um novo modelo de mota de 1920 e era muito avançado em muitos aspectos. Potência entre 6 - 7 cavalos, carburador Amal, válvulas intercambiáveis, sistema de óleo com bomba mecânica, transmissão de 3 velocidades, alavanca de pedal ou novo tipo de garfo dianteiro cantilever.

Em 1924, o nome BSA fez história quando a sua moto foi a primeira a conquistar o Monte Snowdon. Nestes anos, a fábrica de Small Heat se transforma em uma unidade puramente de produção de motas devido ao aumento da demanda.

PERÍODO ENTRE GUERRAS

1927-1938
Durante a década de 1920, a marca BSA ganhou reputação como uma marca confiável e de alta qualidade. Sublinhou a sua reputação com o modelo S27 – popularmente conhecido como Sloper devido ao cilindro do motor inclinado. O sloper não só era muito confiável, confortável e fácil de operar, mas acima de tudo tinha um design atemporal na época, que durou 10 anos sem alterações. Sloper lançou as bases para os modelos Blue Star e posteriormente Empire Star.

Em 1931, a empresa Lanchester Moto Company foi comprada e assim a produção de automóveis foi fortalecida sob a bandeira de outra empresa de propriedade da Daimler Coventry Works. Graças ao sucesso económico, foram feitos investimentos significativos no desenvolvimento nestes anos, e o grupo BSA tornou-se a força motriz da indústria europeia.

2ª GUERRA MUNDIAL

1939-1945
Nuvens negras envolveram a Europa e a fábrica da BSA produziu munições, componentes para a indústria armamentista ou armas Browning. Nesse período, também foram produzidas 126.334 motas de serviço de 500 cc do tipo M20s para as Forças Armadas.

A fábrica da BSA em Small Heat foi atingida por vários bombardeios da Luftwaffe em 1940, resultando na destruição das linhas de produção de armas e na perda significativa de vidas.

RENASCIMENTO

A década de 1950
O Grupo BSA comprou a Triumph Engineering Co. Ltda. e em 1953 foi criada como uma spin-off da BSA Cycles Ltd. empresa separada BSA Motorcycles Ltd.

Durante esses anos, a BSA se tornou o maior fabricante mundial de motas, com uma em cada quatro motas vendidas no mundo ostentando a marca BSA. A empresa também estava obtendo um sucesso fenomenal nas pistas de corrida, o que se aplicava tanto ao ciclismo quanto às motas.

POPULARIDADE MUNDIAL

ANOS 60
Em 1967 e 1968, a BSA recebeu o "Prêmio da Rainha à Indústria" pelo sucesso na exportação de motas BSA e Triumph. Em 1969, o grupo BSA respondia por 80% de todas as motas exportadas de toda a indústria britânica de motas.

As motas BSA foram usadas por muitos países como veículos policiais. A BSA e seus motores eram conhecidos por seu desempenho e confiabilidade. Com a mesma reputação, foi lançado um novo motor de três cilindros, desenvolvido para os modelos BSA Rocket 3 e Triumph Trident.

BSA DESCONTINUA PRODUÇÃO

ANOS 70
No início da década de 1970, devido a péssimas decisões de gestão e à entrada avassaladora de marcas japonesas, a empresa começou a cair no prejuízo. Em 1971, a perda foi de £ 3 milhões. Apesar dos esforços para atualizar os modelos BSA e Triumph, o grupo BSA começou a perder posições de mercado não só na América, mas também no seu país natal, a Grã-Bretanha.

A BSA chegou à beira da falência e no verão de 1973 a produção cessou após 63 anos. A última linha de modelos vendidos consistia em quatro modelos: Gold Star 500, Thunderbolt 650, Lightning 650 e Rocket Three 750.

Mas o legado da BSA perdurou por muitos anos, com sua linguagem de design e patentes influenciando todo o mundo das motas.

NOVIDADE BSA GOLD STAR

2021
Depois de uma espera emocionante, em 2021, a BSA Company Ltd lançou o primeiro novo modelo. Isso foi precedido pela compra da Classic Legends Unip. Ltd em 2016, que é uma subsidiária do Grupo Mahindra.

O novo modelo Gold Star honra perfeitamente a linguagem de design da BSA desde o seu apogeu e lembra-nos a intemporalidade deste modelo.
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